Páscoa
Para explicar a importância que essa festa tem para os cristãos, o educador e filósofo Mário Sérgio Cortella costuma fazer uma brincadeira: "Eu digo que nascer, todo mundo nasce. Mas ressuscitar é algo que só Jesus fez"
Segundo Cortella, é impossível desvincular uma data da outra. "Os cristãos pegaram a festa do judaísmo, que já celebrava a Páscoa desde a época em que os judeus forma libertados da escravidão no Egito. Isso porque Jesus ressuscitou, anos depois, na mesma época"
Vou comentar algumas tradições de Páscoa:
- A festa cristã é móvel e acontece sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera, no Hemisfério Norte, e de outono, no Hemisfério Sul.
- No Hemisfério Norte, na época da morte de Jesus, era primavera. E o coelho é o símbolo dessa estação. Por isso, e por ser o símbolo da fertilidade, da vida, é que esse animal ficou associado à data.
- O padre Juarez Castro entende que há um significado na utilização do ovo durante a Páscoa. "Ele representa uma vida nova que está dentro da casca e remete ao sepulcro em que Jesus foi enterrado"
- Algumas regiões da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina, o costuma é presentear as crianças com aves recém-nascidas.
- No sul do Brasil, os moradores estão montando a árvore de páscoa. Eles utilizam o pinheirinho que usaram no Natal e enfeitam com adereços com motivos de Páscoa.
Além de todos os costumes específicos de cada região, existe um que é semelhante em quase todos os lugares: o almoço em família.
Eu particularmente fico retida em meu refúgio em silêncio na sexta-feira em respeito a morte de Jesus e no domingo celebramos com um almoço de Páscoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário